O Sistema Multimodal de Logística de Etanol prevê uma capacidade de armazenamento superior a 800 milhões de litros de etanol e de transporte de mais de 20 bilhões de litros de etanol por ano. Consta do Projeto a construção de mais de 1.300 km de dutos e 12 terminais.
A primeira fase do Projeto Logum, consiste na construção do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto (TTRP) e na construção do duto com 207 km de extensão e diâmetro de 24 polegadas, interligando o TTRP às instalações da REPLAN no município de Paulínia, Estado de São Paulo. Para a realização da primeira fase do projeto, a Logum contratou através da modalidade “Aliança”, o Consórcio Etanol, constituído pelas empresas Camargo Corrêa Óleo e Gás e a Construtora Norberto Odebrecht S.A.
Nesta primeira fase, o duto atravessará os municípios de Paulínia, Cosmópolis, Arthur Nogueira, Engenheiro Coelho, Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Cravinhos, Ribeirão Preto e Sertãozinho. O Canteiro Central da obra está localizado numa área de 96.766 m2 no município de Leme, São Paulo, e há dois canteiros de apoio, localizados nos municípios paulistas de Arthur Nogueira e Cravinhos. Além disso, há um canteiro de tubos em Santa Rita do Passa Quatro, também em São Paulo.
A conclusão da primeira fase (duto e terminal) está prevista para início de 2013, e hoje encontra-se com 51,82% de avanço físico.
Até o final de janeiro/12 a construção do duto trecho Paulínia a Ribeirão Preto teve um avanço físico de 76,2%, com 181 km de tubos desfilados, 11 mil juntas soldadas e com 107 km de tubos abaixados e cobertos. E a construção do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto teve um avanço físico de 19,1%, com a terraplanagem e o estaqueamento das bases dos tanques em fase de conclusão.