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A Logum Logística S.A. é a empresa responsável pela construção e operação do Sistema Logístico de Etanol (logística, carga, descarga, movimentação e estocagem, operação de portos e terminais terrestres e aquaviários) que envolverá transportes multimodais: dutos, hidrovias (barcaças), rodovias (caminhões-tanques) e cabotagem (navios).

A Logum Logística S.A. foi criada no dia 1º de março de 2011, para ser responsável pela implantação deste abrangente e integrado Sistema Logístico multimodal de transporte e armazenagem de etanol. A nova empresa é o resultado da integração dos projetos de logística de etanol da Uniduto, CentroSul e PMCC.

Com grandes investimentos, o Sistema Logístico de Etanol atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul ao principal ponto de armazenamento e distribuição em Paulínia (SP). Parte deste sistema integrado será composto por um duto de longa distância, cerca de 1.300 km, que interligará as regiões de Jataí (GO) e Paulínia (SP).
O empreendimento será integrado ao sistema de transporte hidroviário com utilização de barcaças na bacia Tietê-Paraná. Ao todo, o sistema prevê 9 terminais coletores de etanol, entre terrestres e aquaviários. A combinação dos modais dutoviário e hidroviário tem como finalidade a racionalização do processo de transporte do etanol, com os menores custos.
O sistema integrado se estenderá a partir de Paulínia por uma ampla malha de dutos existentes até os terminais em Barueri e Guarulhos, na grande São Paulo e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Destes pontos, o etanol será levado diretamente aos postos de combustíveis, por meio de transporte rodoviário de curta distância. Para garantir que o etanol chegue a outros mercados no território nacional, por cabotagem, o sistema de escoamento alcançará terminais marítimos nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. O sistema levará agilidade ao processo de exportação do etanol.

Parte do sistema será construído utilizando as faixas de dutos já existentes. O primeiro trecho de construção do duto entre Ribeirão Preto e Paulínia e o Terminal de Ribeirão Preto, em São Paulo, teve início em Novembro/2010, com as primeiras aquisições de bens e serviços.

O projeto, quando concluído, terá uma capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos serão gerados. Parte dessa mão de obra será recrutada nas regiões do entorno.


LOGUM LOGÍSTICA S.A
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